quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

O Desperdício da Água


Ontem pela manhã, comentei com amigos meus, aqueles que desperdiçam água tratada da Corsan para lavar calçadas, automóveis etc. As pessoas usam a “vassoura hidráulica”, quer dizer, lavam ao invés de varrerem, desperdiçando de forma irresponsável um bem tão precioso como a água. A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos.
A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. Em média, no mínimo, nosso organismo precisa de quatro litros de água por dia. Além  disso a água também é usada na preparação de mamadeiras, de comidas e sucos. Por isso temos que garantir uma água segura com qualidade. Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneo, o que dificulta sua utilização pelo homem. 
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60% a 70% peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Toda essa importância da água parece não ser levada em conta por patrões que manda seus empregados lavarem pátios, calçadas, carros, aguarem os jardins sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. E não há nada que se possa fazer para coibir esse descontrole. A Corsan gasta muito para levar uma água tratada da melhor qualidade aos domicílios. A única forma que o órgão tem para diminuir o desperdício é penalizar o esbanjador através da tarifa. Quanto mais a pessoa gasta, mais ela vai pagar. O usuário que desperdiça a água percebe a diferença do consumo em sua conta mensal, o que pode obrigá-lo a mudança de hábito. 
O que a Corsan deve fazer, é sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação da água e do combate ao desperdício, por meio de campanhas e ações. A Corsan possui uma equipe de Educação Ambiental, que promove atividades enfatizando as questões referentes à água, que possibilitam ao cidadão uma postura responsável em relação ao meio ambiente. Algumas dicas para economizar água: quando você escova os dentes molhe a escova e depois feche a torneira. Só volte a abri-la para enxaguar a boca e a escova. Você estará economizando 16.425 litros de água por ano. 
O consumo de água durante o banho raramente é levado em conta pela maioria das pessoas. Convém saber que, em média, um chuveiro gasta 70 litros de água em apenas 5 minutos, 25.550 litros por ano. Lavar o carro com a mangueira aberta envolve o uso de aproximadamente 600 litros de água, enquanto lavá-lo com o balde, se gastam 60 litros. E por último não “varra” quintais e calçadas com esguicho, use a vassoura. A sociedade agradece, o planeta agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário